"Ó Deus onipotente, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, Vós que sois benigno,

usai de misericórdia para comigo, porque aquilo que podia encontrar de mais precioso,

devotamente Vo-lo ofereci; tudo o que me foi dado encontrar de mais caro para vós, eu Vo-lo apresentei suplicante.

Nada me ficou que não tenha apresentado em holocausto à Vossa Majestade;

nada mais me resta acrescentar, pois que Vos ofereci a minha esperança:

- Enviei o meu Advogado, o Vosso dileto Filho.
- Enviei o Vosso glorioso Filho qual Mediador entre vós e mim;
- Enviei aquele Intercessor pelo qual espero obter o perdão.
- Enviei o Verbo que Vós enviastes para reparar a minha culpa;
- A Vós apresentei a Paixão que sofreu o Vosso Santíssimo Filho.

ESTA É A VÍTIMA SANTA QUE VOS OFEREÇO PARA VOS APLACAR E TORNAR PROPÍCIO.
GRANDE,  NA VERDADE, É A MINHA INJUSTIÇA,
MAS MUITO MAIOR É A JUSTIÇA DO MEU SALVADOR!

Quanto Deus é superior ao homem,
tanto a minha malícia é inferior à Sua bondade em qualidade e em quantidade.

Que culpa poderia o homem ter cometido que não tivesse sido expiada
pelo Filho de Deus feito homem?Que soberba se inchou tão desmedidamente
que não pudesse ser abatida por tanta humildade?

Em verdade, ó meu Deus,
se com uma balança se pesassem os delitos do homem pecador e a graça de Deus Redentor,

ver-se-ia que a diferença não é só como a distância que separa o Oriente do Ocidente, 
mas como a que separa o inferno do mais alto dos céus.

Ó Criador da luz, perdoai as minhas culpas pelos imensos trabalhos do Vosso amado Filho.

Fazei, que:

a Sua piedade vença a minha impiedade;
a Sua modéstia satisfaça a minha perversidade;
a Sua mansidão dome a minha irascibilidade;
a Sua humildade repare  a minha soberba;
a Sua paciência, repare a minha impaciência;
a Sua benignidade, repare a minha dureza;
a Sua obediência; repare a minha desobediência;
a Sua tranquilidade transforme a minha inquietação;
a Sua doçura, transforme a minha amargura;
a Sua caridade apague a minha crueldade". Amém. ( S. Agostinho).

Aceitemos a Bênção do Senhor.
Abençoe-vos Deus todo poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo! Amém!