Olá a todos os devotos de Nossa Senhora da Conceição. Aqui está um pequeno resumo do amor por nossa grande padroeira e nossa grande mãe.
                                                          
                                                       [Foto: Pe.Clárison]
Enares e Elizabeth, coordenadores da Festa de Nossa Senhora da Conceição 2012.

      Criados em cidades vizinhas, Rio Acima e Nova Lima, nós tivemos um vida muito parecida. Famílias de origem pobre e bastante lutadoras. Sob várias dificuldades que a vida nos dirigiu para serem superadas, desde crianças aprendemo a trabalhar e ajudar o que fosse preciso dentro de casa. Naquela época, o Brasil ainda era um país muito dependente em todos os aspectos e tudo era muito  difícil. Dentre as dificuldades, os estudos não eram regulares e poucos conseguiam o privilégio de se formar. Ambos estudamos apenas o primário. Logo, qualquer planejamento para o o futuro era apenas um mero sonho ou muita sorte.

        Desde crianças fomos sempre criados de forma dura e enérgica, porém sem faltar com o respeito pelos nossos pais que nunca mediram esforços para nos darem as noções de valores ideais para a formação de um adulto de bom caráter e correto. E dentro desta mesma criação, nossos pais nos apresentaram a religião católica e sua devoção por Nossa Senhora da Conceição. Desde bem pequenos, o Pai Nosso era a nossa oração antes de dormir e a Ave Maria também fazia parte de nossas orações porque nossas mães nos ensinavam que Maria era a mãe de Deus e que ela iria sempre interceder por nós em tudo que nós pedíssemos e que ela nunca abandona seus filhos.

         Os anos se passaram e por obra de Deus que nunca erra, nos unimos em matrimônio constituímos uma famílias com dois filhos. Primeiramente morando em Nova Lima e depois mudamos para Sabará.

        Católicos praticantes, nunca deixamos de ir às missas nos domingos na Matriz de Nossa Senhora da Conceição e sempre participamos das festas da padroeira. E da mesma forma como fomos criados, criamos também nossos filhos de forma correta e mostrando-os que não conseguimos nada se não tivermos fé em Deus e em Nossa Senhora.

         No passar dos anos tivemos alguns momentos muito difíceis sendo que um muito marcante veio para nos tornar mais fortes em nossa caminhada. Eu, 'Nonô', como sou conhecido por todos, trabalhava na Morro Velhos como mineiro e um dia em que o poço onde eu me encontrava trabalhando, estava sendo perfurado e aconteceu um acidente onde veio tudo abaixo e eu fiquei coberto por concreto e madeira. Após ser resgatado, fiquei cego por alguns meses e não pude trabalhar. Passei então a sustentar a família apenas com a aposentadoria que era muito pouco. Nesta época, Erlon nosso filho caçula era recém-nascido. O dinheiro começou a faltar, mas a nossa Fé se fortaleceu mais e com muita força superamos o momento difícil e decidimos que iríamos ser firmes em nossa caminhada tendo Deus e Nossa Senhora em nossos corações.

     A cada dia que passava, sentíamos mais fortemente o poder de Deus em nossas vidas e nossos pedidos sempre sendo atendidos e nossa família cada vez mais sólida. Nossa Senhora como um grande mãe, sempre nos acompanhou em nossas ações. A 'Beth', minha querida esposa, nos dias de terça-feira, passou a frequentar o grupo de oração da Sagrada Face e eu sempre participava das missas fazendo leituras. Mas o melhor sem ao menos imaginarmos, estava para acontecer em nossas vidas.

        Após o surgimento do Terço dos Homens na Matriz, sentimos mais fortes este amor de Deus e Nossa Senhora. Este Terço é apenas para homens, mas sempre quando é aberto para as mulheres, Beth sempre se faz presente. Fui convidado a ser catequista dos membros do Terço dos Homens, vários deles fizeram sua primeira Eucaristia através dos ensinamentos do Pai, passados por mim. Apoio nunca faltou e sempre estivemos juntos nesta caminhada. A emoção era gritante por poder realizar este trabalho.

       Em um dia abençoado e inesquecível, fomos convidados para sermos os festeiros de Nossa Senhora.   Sem medo e sem ao menos titubear, aceitamos de imediato este maravilhoso convite de serviço a Deus e a Nossa Senhora. Era uma honra participar desta festa. Seria mais um grande desafio para nossas vidas, mas ao mesmo tempo já tínhamos  certeza de que tudo seria bem encaminhado por Deus e Nossa Senhora. Enfim, estávamos sendo premiados pela grande devoção que já tínhamos em Nossa Senhora da Conceição tão bem ensinando por nossas mães. Eram mães ensinando seus filhos a amar a outra mãe. A maior de todas. A Mãe de Deus.

       Gostaríamos de agradecer primeiramente ao Padre Guilherme e ao Pe.Clárison que nos convidaram para sermos festeiros. Agradecer aos membros da equipe organizadora. Sem vocês, não teríamos a mínima ideia de como começar. Agradecer a aceitação de todos por nos ajudarem sem medir esforços. E finalmente agradecer a Deus e a Nossa Senhora que permitiram acontecer em nossas vidas este momento fantástico que fez aumentar ainda mais nossa devoção e nossa fé. E claro, sempre nos colocando a disposição para tudo. Pois se é a serviço de Deus sempre estaremos presentes.

Ass: Nonô e Beth.
Festeiros de Nossa Senhora da Conceição em 2012.

[texto:  a partir do texto original  apresentado pelo Sr.Nonô para publicação no blog paroquial www.nsconceicao.com ]